Atividades do Geração
Atendimento às Famílias
O Instituto Geração Futura atende um numero significativo de famílias em sua região. Esse atendimento ocorre de formas distintas, pois vai desde a doação de alimentos à orientação social, e para que haja um melhor monitoramento o Instituto possui cadastro de todas as famílias que atende. O objetivo deste atendimento é dar suporte para as famílias das crianças e das pessoas que frequentam as atividades na Organização. Podemos citar como exemplos de grande relevância para a comunidade a campanha do agasalho que é realizada durante o inverno e a campanha do alimento durante o ano todo e a doação de brinquedos e doces que se efetua nos meses de outubro e dezembro.
Critérios para adesão ao Projeto:
-
Estar em estado de vulnerabilidade;
-
Participar do Serviço de Convivência
Total de atendidos no Projeto: 120 Famílias diretamente e a casos espontâneos
Inicio: julho de 2015
Sustentabilidade
O Atendimento é mantido por doações do setor publico e privado .
Objetivos:
A atividade tem por objetivo prevenir situações de risco e exclusão social, fortalecer os vínculos familiares, sociais e comunitários por meio de atividades lúdicas e culturais para crianças e adolescentes, visando assegurar a proteção integral, o respeito as diferenças, ampliação do repertório cultural, participação, protagonismo e a autonomia.
Público Alvo: Crianças e Jovens
Total de atendidos no Projeto: Nº de Atendidos: 50 (vinte e cinco) crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 04 a 17 anos.
Periodicidade:
As oficinas ocorrem todos as Terças - Feiras e Quintas - Feiras
17h00 às 18h00 - Infantil 04 ao 06 anos .
18h00 ás 19h00 Infanto - Juvenil 06 ao 17 anos .
Início:Março de 2018
Sustentabilidade:
O Atendimento do Projeto é mantido através de doações feitas por setor privado e publico, bazar, eventos e nossa padaria Artesanal.
Para ver mais imagens acesse nossa
Objetivos:
O Projeto mão na massa promove o protagonismo e empoderamento feminino por meios de ações empreendedoras de panificação para mulheres visando o desenvolvimento de novas habilidades para autonomia pessoal e financeira.
Público Alvo: Mulheres
Faixa etária: A partir 18 anos
Inicio: Abril de 2018
Periodicidade:
O curso ocorrem aleatoriamente de segunda feira a sexta feira.
Sustentabilidade:
O Atendimento do Projeto foi mantido em parceria com Empresa Basf em 2018 apartir do ano seguinte e mantido pela produção que ocorre na propria padaria Artesanal da Instituição
Para ver mais imagens acesse nossa
Objetivos:
O projeto está focado em atender crianças das comunidades em torno da instituição, em vulnerabilidade social, que estudam em escola pública, com dificuldade na aprendizagem e desenvolvimento através de atividade física. O Instituto está comprometido a oferecer a atividade física através do futsal, o reforço, o acompanhamento escolar e o atendimento social. As características da realidade local das crianças atendidas contribuirão para que as ações planejadas alcancem os resultados esperados, melhorando a qualidade de educação e vida dos atendidos. Nos últimos anos a comunidade atendida houve um processo de segregação dos desprovidos de acesso à educação de qualidade, forçando que camadas significativas de crianças fossem marginalizadas, os bairros atendidos foram criados em áreas de mananciais, com situações precárias e sem acesso aos direitos básicos. Entre estes bairros destacamos os atendidos pela Instituição. O grande objetivo deste projeto é abrir portas que possibilitem novos horizontes e reduzir os níveis de marginalização da comunidade, proporcionar uma educação de qualidade com perspectivas e promover a inclusão social para todos atendidos
Público Alvo: Crianças
Faixa etária: A partir 06 a 12 anos
Inicio: Outubro de 2021
Periodicidade:
O curso ocorrem de Segunda - Feira a Quinta - Feira .
Sustentabilidade:
Para a sustentabilidade do projeto a atuação da comunidade é essencial. Essa participação será de forma ativa, para que isso ocorra a Instituição manterá contato com o CRAS da região, com as Escolas Públicas em torno e fará a divulgação através das mídias sociais.
A Instituição buscará parceria com as empresas da região com a intencionalidade de ampliar o numero de atendidos.
Pretendemos interagir com as políticas públicas por meio do CRAS de nossa região. Com essas parcerias pretendemos atingir nossa missão que é contribuir para a formação profissional e instruir os cidadãos de seus direitos e deveres para com a Sociedade onde habita.
Tempo de Escola
O Instituto Geração Futura firmou convénio com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo na execução do Programa Tempo de Escola para o ano de 2019. O Programa tem como objectivo a ampliação da jornada escolar para os estudantes do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino, por meio de oficinas de Artes Visuais, Danças Brasileiras, Jogos Dramáticos, Jogos e Confecções de Brinquedos, Futebol, Vôlei, Música e Capoeira.
A Entidade ira prestar serviços ministrando oficinas no contra turno em três EMEBSs. Atendendo Crianças entre 06 e 12 anos de idade.
O total de atendidos no programa era de 460 alunos da Rede Municipal.
As oficinas seguira uma metodologia participativa utilizando como instrumentos jogos cooperativos e dinâmicas de grupo, estratégias de aprendizagem que se conectam com diversas dimensões do sujeito: cognitiva, afetiva, ética, social, lúdica, estética e física. Como complementação das atividades a realização passeios e visitas educacionais e culturais.
As oficinas acontecera com frequência de duas vezes por semana, divididas em turmas de segunda-feira /quarta-feira, e terça-feira/quinta-feira. Quatro horas por dia, completando oito horas semanais. Formação de turmas matutinos (das 8h às 12h) e vespertinas (das 13h às 17h).
Como metodologia de trabalho realizara formações semanais com todo o grupo de trabalho para discutir e planejar as aulas; Planejamentos prévios de todas as atividades, que serão entregues um mês antes das aulas; Diários de classe – registro de presença dos educandos, feito como forma de controlar a frequência dos alunos; Registros das oficinas no fim do dia feito pelos educadores como forma de relatar os acontecimentos e encaminhamentos das oficinas; Relatórios mensais executados pelas coordenadoras pedagógicas como forma de relatar os acontecimentos e encaminhamentos das oficinas para a Secretaria de Educação; Registro fotográfico utilizado como meio para documentar as aulas; Auto-avaliação dos profissionais no encerramento de cada semestre.
Além disso, a equipe de profissionais participara de todas as atividades sugeridas pelo setor responsável na Secretaria de Educação em formações pedagógicas, apresentações com os educandos e atividades cívicas pela cidade de São Bernardo do Campo.
Objetivos:
Essa é mais outra modalidade de exercícios físicos que foge do padrão repetitivo de treinos da academia. Não foi por acaso que esse tipo de atividade física ficou tão famosa e popular. O circuito funcional consegue combinar movimentos que você costuma fazer no seu dia a dia, mas eles são associados a outros para gerar maior resistência, coordenação motora, força e equilíbrio.
Público Alvo: Adultos
Faixa etária: A partir 18 .
Inicio: Março de 2018.
Periodicidade:
As oficinas ocorrem todos as Terças - Feiras e Quintas - Feiras no período das 08h00 às 09h00.
Sustentabilidade:
O Atendimento do Projeto é mantido através de doações feitas por setor privado e publico, bazar, eventos e nossa padaria Artesanal..
Psicopedagoga: Ana Cláudia da Silva
Atendimento:
-
Por agendamento
Público Alvo:
-
Estar em estado de vulnerabilidade;
-
Vir por espontaneidade .
Objetivos:
O Projeto Empoderar vem para, ainda mais, tornar o Instituto; Geração Futura referência; no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social.;
Utilizando como ferramenta a capacitação na área da estética, moda e gastronomia;;
Trabalhando a autoestima com atividades físicas e desenvolvendo autonomia financeira investindo na habilitação de captação de renda pelas participantes. Essa iniciativa vem atender uma grande demanda que esta sendo apresentada neste momento de pandemia, que nos mostra o aumento da desigualdade social e a necessidade de criarmos prestadores de serviços qualificados e formas facilitadas de geração de renda
por mulheres; chefes de família.
Público Alvo: Mulheres
Faixa etária: A partir 18 anos
Inicio: Outubro de 2021
Periodicidade:
O curso ocorrem aleatoriamente de segunda feira a sexta feira.
Sustentabilidade:
O Atendimento do Projeto foi mantido em parceria com Empresa Basf em 2021 .